
A aldeia de Vera Cruz deve o seu nome à relíquia do Santo Lenho que se econtra religiosamente guarda na igreja da freguesia. Acredia-se que este tesouro é parte da cruz onde Cristo foi cuxificado, tendo aqui chegado pelas mãos dos cruzados que combateram no norte de África.
Contam as pessoas mais antigas da terra que no passado, pessoas influentes da região, quiseram levar o Santo Lenho para a Sé de Évora, por acharem que este seria o local mais indicado para o acolher, devido à sua grande relevancia histórica e religiosa.
No intuito de concretizar essa ideia, chegou à aldeia um cavaleiro que, depois de acomodar convenientemente o Santo Lenho numa arca, seguiu caminho, montado numa mula, em direcção a Évora pela estrada que liga a povoação à vila de Portel.
Ao chegar ao local
, onde é hoje a Fonte Santa, o aminal imobilizou-se não obedecendo a mais ordens do cavaleiro para seguir a jornada. A mula acabaria por morrer e ali mesmo surgiu uma nascente de água.

A lenda conta que estes acontecimentos se ficaram a dever à vontade do Santo Lenho em permanecer na aldeia e determinou-se que este seria mais um dos seus milagres, tendo a dita nascente recebido o nome de Fonte Santa.
Sem comentários:
Enviar um comentário